Como a acessibilidade afeta os resultados de busca

como-a-acessibilidade-ajuda-no-seo

Muito se fala em acessibilidade no nosso cotidiano, tornar o ambiente acessível e inclusivo à todos independente do seu estado físico é essencial para toda a sociedade. Mas muitas pessoas esquecem da inclusão e acessibilidade quando se trata de criação de sites.

O que é acessibilidade na web ?

Quando se trata de acessibilidade na web o principal fator de inclusão é a assimilação de conteúdo e a facilidade de leitura, na construção de um site deve-se pensar em todas as possibilidades e em todos os públicos independente das deficiências. A maioria dos websites publicados na Internet não são acessíveis à deficientes visuais.

Como tornar o seu site mais inclusivo e acessível ?

A acessibilidade se dá em vários fatores, temos os fatores básicos e os recomendados, nos fatores básicos podemos destacar as legendas e atributos alt de imagem, isso deve-se ao fato de que computadores para deficientes visuais somente leem textos.

Atualmente na rede social Instagram é comum empresas adotarem a estratégia de colocar a hashtag #pracegover e descrever toda a publicação na descrição da mesma.

Mas existem outros tipos de deficiência visual, temos por exemplo os daltônicos que tem dificuldade de enxergar uma determinada cor, não é dificil entender o motivo de grandes redes sociais como Facebook e Twitter adotarem o padrão de poucas cores e com muito contraste, desta forma o design fica acessível à todas as pessoas, mesmo aquelas com deficiência visual.

Ok, e como tornar o meu site mais inclusivo ?

A primeira coisa a se pensar é na organização de conteúdo e na jornada de sucesso, mas o que seria a organização de conteúdo ?

A organização de conteúdo é como você distribui as informações sobre os seus produtos ou serviços em seu site, quanto mais sucinto e estruturado melhor, pois facilita a leitura.

Jornada de sucesso é como imaginamos que será a navegação em nosso site, quais conteúdos o nosso cliente vai visualizar primeiro e qual a sequência que ele deve seguir para conhecer o nosso produto ou serviço. Pensar na jornada de sucesso ou jornada de compra é fundamental.

Como a acessibilidade ajuda na otimização de busca ?

Primeiramente o Google da prioridade para os sites que publicam conteúdos originais e estruturados, pois estes sites facilitam a leitura para os usuários, segundo na otimização SEO temos uma ferramenta do Google pouco lembrada muitas vezes pelos profissionais, que é a busca de imagens.

Utilizando as técnicas adequadas é possível posicionar melhor o seu site em determinadas palavras-chave do Google na busca de imagens, para esta estratégia utilizamos as legendas, tag alt e nome das imagens com palavras-chave as quais queremos posicionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange